segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Um pequeno grande desabafo...

"Todo carnaval tem seu fim..."

Marcelo Camelo.


Nessa época do ano todos ficamos meio reflexivos acerca de tudo que conquistamos, todas as metas que conseguimos cumprir, todas aquelas que ficaram pelo caminho ou que tiveram seus prazos prorrogados. Hoje eu venho falar de uma meta que eu tenho desde o meio do ano provavelmente, e que na realidade é um reflexo de um problema maior contra o qual eu venho tentando resolver com análises profundas. A meta tem nome, sobrenome e um beeeeijo... que poutz!

Pois é o post de hoje se destina a falar sobre a minha paixão de 2009. Eu não sei se isso também ocorre com vocês, mas todo ano eu conheço e me envolvo com pessoas diversas, e no entanto sempre tem um que abala as estruturas e me provoca um desequilíbrio ao longo de um tempo que perdura... Por mas que se lute contra, que não se assuma, que se tente resistir ou substituir com outras pessoas, você dorme e acorda lembrando desse ser irritante. Você sempre compara as pessoas com quem consegue vislumbrar alguma possibilidade de envolvimento maior, com esse sujeito sem graça, sem visão e sem o mínimo de noção que por algum motivo obscuro não te quer.

Quem conhece alguém no carnaval, descobre nela a pessoa mais fofa do mundo e pensa em futuro com a mesma??? Se alguém no mundo faz isso, parabéns! Porque eu com meus pré conceitos de vida, acho que “tudo que se faz no carnaval fica no carnaval”. E como “todo carnaval tem seu fim”, eu vivi uma pequena e linda historinha, aguardando o momento da despedida. Afinal, eu não seria uma tonta que dedicaria a vida a uma pessoa, para depois ouvir dela: “Você esperava alguma coisa a mais disso? Poxa minha linda, mas era só mais uma historinha dessas de carnaval...” E como eu já tenho a filosofia de que não se deve mexer naquilo que já está bom, para não correr o risco de estragar, vivi tudo na intensidade que acreditei ser a mais certa. Aprendi que o meu conceito bobo de vida, e essa neurose de “não se apegar pra não se machucar” me afastou de algo que poderia ter sido no mínimo diferente. Acho que não li os sinais corretamente, na verdade ainda temo que eles não tenham vindo. Mas mesmo assim, entendo que determinadas inseguranças só nos afastam de nossos objetivos. Quando não temos nada, e queremos algo, precisamos ter em mente que já que não há o que perder, então não há o que arriscar. Sendo assim, se joga amiga! O máximo que pode acontecer é o que você já esperava, alguma frase categórica te comunicando que você está viajando, te chamando de volta pra terra!!!

Mas, acredito que o mais importante nisso tudo, é que devemos viver sendo coerente com aquilo em que acreditamos, e seguir as metas que temos, sem no entanto, perder o equilíbrio com as situações na qual nos encontramos. Se você está envolvida com um carinha que está sendo envolvente, entenda que ele está te mandando os sinais que podem significar que ela gosta de estar com você, tanto quanto você gosta de estar com ele (é claro que existem as exceções, vide post anterior). Então não parta do princípio de que todos estão errados e que todos vão de alguma forma te machucar, porque na verdade até vão, mas isso não é necessariamente culpa deles. Os ciclos acabam e ninguém pode controlar isso. Devemos nos permitir de forma equilibrada e depois que tudo der certo ou errado, refletir sobre o significado disso tudo e como diria o clichê, aprender uma lição.

O mais importante, é saber perder. Porque ganhar, todo mundo sabe, é só curtir e aproveitar o tempo que durar. Mas caso ele não queira estar com você tanto quanto você quer estar com ele... Amiga! Deixe ele ir, e abra suas portas, vista o seu melhor sorriso para o próximo. Delete o telefone dele de sua agenda, do seu MSN e delete ele do Orkut, para que você não fique fuxicando o que ele faz da vida, se esta feliz sem você ou coisas do tipo, isso só te prende. Segundo uma amiga, quando você beija um homem, se ele não virar príncipe, saia correndo porque é sapo!!! E por mais que seja bom estar com ele, sabendo que ele não te quer tanto assim, o melhor a se fazer é sair liiiinda dessa história, exatamente como a Natalie Portman faz na cena final de “Closer”. Isso, antes que você se afunde nas neuroses de uma mulher largada, comece a agir como louca possessiva, e que ainda fique cega ao mundo ao seu redor sem perceber quantas outras possibilidades se escancaram à sua frente. É lógico que ele não vai facilitar, foi exatamente o que a minha paixão do ano fez... Sempre que você consegue sumir, ele reaparece com uma mensagenzinha despretensiosa perguntando como você está e pedindo explicações para o seu sumiço. Às vezes você mesma vai se trair. Quando percebe que sumiu e ele não te procurou, você reaparece com um telefonema aparentemente frio e desinteressado, usando algum assunto como desculpa, e tudo recomeça. Não se permita a tanto!

Concluindo: Hoje assumo ter me apaixonado de uma forma tão inesperada por alguém mais inesperado ainda. Assumo ter concluído precipitadamente coisas que me fizeram agir da forma errada. Mas entendo também que não errei sozinha, porque todos correm atrás daquilo que querem de verdade. Assumo ter mergulhado num desejo e ter vivido dele por tanto tempo que acabei me afundando mais ainda. A gente por ter alguma esperança de que no final dê tudo certo, ignora o que nos fazem de errado e usa qualquer pequeno acerto como desculpa para continuar acreditando, e não percebe que no final, consciente ou inconscientemente, tudo não passa de um jogo. Além disso esse desejo toma formas tão fantasiosamente atraentes, que a gente se perde dentro daquilo que é real e daquilo que é a nossa vontade. No final acabamos por criar um ser que não existe, e comparar todos os que nos chegam a essa imagem, o que faz com que ninguém seja bom o suficiente.

Desculpem o post gigante, mas foi um grande desabafo. Que sirva de conselho para alguém, e principalmente para mim, que tentarei ler isso diariamente e enterrar hoje, um carnaval que já teve seu fim há bastante tempo. Que venha o carnaval de 2010 e que este traga uma história diferente. A todos um feliz ano novo, cheio de paixões!!!

Um comentário: